Design sem nome

Pode esvaziar piscina de fibra?

Inverno indo embora e você deve estar pensando: Oba! Bora pra piscina! Mas você chega lá e se depara com um pântano esverdeado, repleto de sujeira e algas, então você se pergunta: realmente é uma boa ideia investir tempo e esforço para tentar trazer a qualidade da água de volta quando eu posso simplesmente esvaziar a piscina e começar tudo de novo?

Com certeza a primeira opção é a melhor escolha. Dependendo da capacidade do tanque, esvaziar a piscina e enchê-la novamente pode significar um golpe no bolso do proprietário e dar um péssimo exemplo de responsabilidade ambiental, com litros, do recurso natural mais precioso do planeta, indo pelo ralo.

Mas afinal, como salvar a água da piscina?

Verdade seja dita, recuperar uma piscina extremamente suja não é tarefa simples e tampouco algo que pode ser feito de uma hora para outra. A indicação é tratar a água, aspirar o fundo e esfregar as paredes. Até mesmo se a água da piscina estiver bastante suja, é aconselhável realizar um tratamento de choque para recuperar seu estado cristalino.

Um profissional especializado em limpeza de piscinas consegue recuperar água com metais, imagina se ele não pode recuperar sua piscina! Ainda que ela tenha ficado vários meses ou mesmo anos sem tratamento, a limpeza da piscina é perfeitamente possível sem a necessidade de ser esvaziada.

E quais seriam os riscos ou danos?

Se apesar de tudo, mesmo assim você ainda estiver pensando em esvaziar a piscina, olha só os riscos que você corre: a pressão hidrostática do solo (que é mantida justamente pela água) pode acabar vencendo a resistência do revestimento, fazendo com que toda a estrutura “salte” do chão ou até mesmo deforme as paredes laterais, criando rachaduras, deslocando o encanamento e colocando toda a integridade da piscina em risco.

Cuidados preventivos
No inverno ou mesmo em períodos sem utilização da piscina você pode optar por utilizar uma capa para cobrir a piscina, evitando assim a queda de sujeiras. Outra indicação é filtrar a água três vezes por semana e adicionar um tablete de cloro no flutuador para conservar a qualidade da água.

A drenagem da água só deve acontecer quando todos os tratamentos e ações corretivos não tiverem atingido o resultado esperado. Neste caso, lembre-se de contar com orientação profissional especializada e de seguir os cuidados primordiais para assegurar a vida útil da sua piscina.

Agora, se mesmo depois de tudo isso, você ainda quiser esvaziar sua piscina, chame uma empresa especializada para realizar o procedimento da maneira mais segura e com menores chances de danos à sua piscina.

Os comentários estão fechados.